sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

LG vai lançar TV 3D de 84 polegadas com 4 K de resolução

Na edição 2011 da Consumer Eletronics Show (CES), a LG afirmou que já tinha em mente produzir telas com tecnologia de ultra definição (UD), mas nada apareceu no evento deste ano.

Mas parece que, para a companhia, o céu é o limite. E não satisfeita em produzir um aparelho OLED de 55 polegadas, a empresa coreana apresentou um modelo que promete deixar todos de boca aberta: a televisão será a maior TV 3D do mundo já fabricada, com impressionantes 84 polegadas e 4 K de resolução (3840 x 2160).

Para quem não sabe, um aparelho de ultra definição possui quatro vezes mais a resolução de um dispositivo Full HD, que domina o mercado atual de televisões.

No caso da LG, ainda não há outros detalhes acerca do poderoso televisor, cuja qualidade de imagem é de oito milhões de pixels. De acordo com o site News Wire, o que se sabe é que ele terá as funções de Smart TV, conversor integrado de conteúdo 2D para 3D, uma biblioteca com 1,2 mil aplicativos, o "Magic Remote" (controle remoto) comandado por voz, além de apresentar a tela ultrafina já conhecida da marca.

Essa não será a única novidade da LG para a CES 2012, que acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de janeiro. A companhia também vai mostrar um modelo menor, de 55 polegadas, com tecnologia OLED e cinco milímetros de espessura.

Até o momento, não foram divulgados os valores de nenhum dos produtos.

Cientistas vão pedir ajuda de internautas para encontrar extraterrestres na lua

Longe de serem um mito, a vida extraterrestre se tornou uma busca incansável da humanidade que, não satisfeita em descobrir novos planetas e galáxias, agora quer encontrar possíveis "vizinhos" espaciais.Esse é um dos objetivos de dois cientistas da Universidade do Estado do Arizona (Estados Unidos), que pretendem lançar um projeto para analisar imagens da lua, na tentativa de identificar possíveis sinais de extraterrestres. A novidade é que voluntários poderão se inscrever online para ajudar nas buscas.Segundo os sites The Guardian e TG Daily, Paul Davis e Robert Wagner escreveram um artigo no qual sugerem verificar com atenção as fotografias da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma espaçonave robótica da NASA que registra imagens da superfície da lua desde de 2009.Davis e Wagner acreditam que, caso os extraterrestres tenham passado por lá, possam ter deixado mensagens, instrumentos científicos, montes de lixo ou evidências de mineração na superfície lunar. Tudo isso poderia ser visto por telescópios e sondas de alta precisão em órbita humana.Embora os próprios pesquisadores afirmem que seja muito improvável a existência de vida extraterrestre no ambiente lunar, os dois argumentam que, com uma busca computadorizada das imagens e a ajuda de voluntários, seria mais fácil justificar a importância desse tipo de descoberta. Contudo, ainda não se sabe quando o projeto será lançado."Apesar de haver uma rara probabilidade de que uma possível tecnologia alienígena tenha deixado vestígios na lua na forma de um arfetato ou pela modificação de sua superfície, a localização pode ofecerer ou preservar alguma pista de prováveis resquícios", disseram os cientistas para o jornal Acta Astronautica.Como identificar e mapear os extraterrestres?Pelo fato da lua ser um local inativo, qualquer vestígio poderia ser facilmente preservado por milhões de anos. Até o momento, a NASA já divulgou mais de 340 imagens captadas pela LRO e a aeronave se prepara para finalizar o mapeamento de toda a superfície lunar. Para se ter uma ideia, o LRO já mapeou um quarto da lua, em figuras de alta resolução. Entre as imagens estão os locais de pouso da Apollo e de todas as sondas das estações espaciais não-tripuladas da NASA e Soviet.Ao término da missão, o número total deve compor um banco de dados com mais de um milhão de fotografias. Partindo desse princípio, Davis e Wagner propõem a criação de um software que poderia digitalizar as imagens e procurar por características incomuns - como linhas nítidas de painéis solares ou contornos de poeira -, além de um projeto educativo baseado no crowdsourcing.De acordo com os pesquisadores, o vestígio mais fácil de encontrar seria, provavelmente, o de uma mensagem deixada para trás intencionalmente.Fonte: Olhar Digital

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Qual o futuro da Apple sem Steve Jobs?

O anúncio da saída de Steve Jobs do comando da Apple, na noite da última quarta-feira (25/8), gerou um clima de insegurança no mercado. A grande pergunta que fica é: qual o futuro da fabricante sem o executivo apontado como o principal responsável por torná-la uma das empresas mais valiosas e desejadas do mundo?A principal responsabilidade sobre o futuro da companhia está agora nas mãos de Tim Cook, eleito como o novo CEO da fabricante. O executivo, que atua há 13 anos na Apple, já era apontado como o substituto natural de Jobs, em especial, por ter ocupado, de forma interina a posição do executivo quando ele teve de fazer um transplante, em 2004, após ser diagnosticado com um tipo raro de câncer.Desde janeiro deste ano, quando Jobs mais uma vez anunciou que ficaria afastado da companhia por conta de problemas médicos, Cook assumiu, interinamente, o comando da companhia. "O Tim (Cook) tem sido, de fato, o CEO por algum tempo e a empresa tem mantido um grande sucesso", avaliou o analista Colin Gillis, da consultoria BGC Financial, em entrevista à Reuters. Segundo ele, não houve uma grande ruptura no estilo de gestão.Da mesma forma, o analista da Rodman & Renshaw considera que o conselho da Apple fez a escolha certa ao nomear Cook. "De uma perspectiva de sucessão, eles não poderiam ter identificado um candidato melhor. Ele tem um histórico para apoiá-lo", acrescentou.O novo CEO da Apple tem uma longa trajetória no mercado de tecnologia. Durante 12 anos, ele trabalhou nas áreas de distribuição e fabricação da IBM nos Estados Unidos, antes de, em 1994, ser convidado para trabalhar na revenda de computadores Intelligent Electronics, na qual começou a construir sua reputação como um excelente líder operacional.Três anos depois, em 1997, Cook foi contratado como vice-presidente mundial de materiais da Compaq, na qual ficou por apenas seis meses, até ser contratado pela Apple. Ao que tudo indica, a entrada do executivo na companhia foi uma das responsáveis por fazer com que a empresa co-fundada por Jobs, em apenas um ano, saísse de um prejuízo de US$ 1 bilhão para uma situação de lucro.Sob o comando estratégico de Cook, a Apple simplificou suas linhas de produtos, reduziu o número de canais de distribuição e terceirizou algumas de suas linhas de montagem.

fonte: Olhar Digital

domingo, 21 de agosto de 2011

Google Street View começa a mapear a Floresta Amazônica

O Google começou a mapear a Floresta Amazônica para captar imagens do Rio Negro e da comunidade local. Segundo o blog oficial da empresa, as equipes de câmeras foram despachadas de barco na região, a fim de registrar detalhes da maior floresta tropical do mundo e disponibilizar os materiais no Google Street View. A primeira fase do projeto começou esta semana e deve durar cerca de 20 dias. As equipes do Google, que contam com a ajuda de indígenas locais, irão captar imagens do Rio Negro e da comunidade Terra Preta, usando os triciclos de câmeras do Google Street View, que serão acoplados em barcos. A ideia é que registros dos ambientes de vida daqueles que habitam a floresta sejam publicados na plataforma. "Quando todas as imagens forem carregadas na internet, poderemos compartilhar a cultura local e a beleza da Amazônia com qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo", disse Karin Tuxen-Bettman, líder do time. "Sem a visão, criatividade e dedicação de nossos parceiros esta tarefa não seria possível", concluiu. O projeto está sendo realizado em conjunto com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que pretende aumentar a conscientização sobre a situação atual da floresta tropical. Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Senadores dos EUA querem transformar streaming em crime

Não contentes em limitar o acesso à internet de usuários que baixam arquivos ilegais, senadores dos Estados Unidos pretendem transformar em crime o streaming de conteúdos protegidos por direitos autorais. Caso seja aprovada, a nova lei deve punir não só quem reproduz e distribui músicas e vídeos, como também deve penalizar aqueles que reinterpretam artistas e cenas famosas.

Com isso, um usuário do YouTube que produzisse um videolog em que é utilizada uma trilha sonora de um artista famoso por mais de 10 minutos estaria incorrendo em um crime. Outro exemplo são vídeos de pessoas fazendo covers de músicas ou até mesmo cantando em karaokês – a pena máxima prevista para esse tipo de infração é de cinco anos de prisão.

A lei enviada ao congresso prevê punições somente após o usuário reincidir no ato de infringir conteúdo protegido durante um período de 180 dias. Porém, a maneira como o texto foi construído implica que somente 10 visualizações de um vídeo já seriam suficientes para punir uma pessoa. Visto dessa maneira, seria difícil encontrar alguém que já enviou algum tipo de conteúdo para a internet que não devesse ser posta atrás das grades.

Outro ponto que não fica claro é quem será responsabilizado pelo streaming não autorizado de conteúdo protegido. Nesse caso, fica aberto à interpretação se os punidos serão os usuários ou os responsáveis pelos sites que armazenam os conteúdos. Outro problema está relacionado à incorporação de conteúdos externos, que também incorreriam na quebra de direitos de reprodução e reinterpretação.Ainda não há previsão de quando a nova lei deve ser votada, porém diversos lobistas da indústria do entretenimento estão pressionando senadores para que ela seja aprovada o quanto antes. Caso o texto passe sem maiores modificações, deve ser um golpe duro tanto para sites como o YouTube quanto para a liberdade de expressão como um todo.

Por Felipe Gugelmin
Fonte: Baixaki

sábado, 16 de julho de 2011

Microsoft deixa vazar projeto de rede social



Parece que a Microsoft não vai deixar Facebook e Google brigarem sozinhos no mundo das redes sociais. A empresa deixou vazar um endereço - Socl.com, indicando que ela também planeja criar algo para entrar nessa disputa.

A URL foi descoberta ontem (14/07), pelo site Fusible, e trazia uma mensagem de boas vindas: "Bem vindo à Tulalip, onde você pode encontrar o que precisa e compartilhar o que sabe de uma maneira mais fácil que nunca". A página também exibia uma barra de pesquisas, além de botões para conectar ao Facebook e Twitter.

Após algumas horas, a Microsoft alterou o conteúdo e passou a exibir uma mensagem de desculpas, dizendo que o Socl.com é um projeto interno de um time de desenvolvimento da empresa, e ela não tinha a intenção de revelar o link antes da hora. A mensagem veio responder às especulações da imprensa de que o vazamento teria sido intencional.

Fonte: OlharDigital

quarta-feira, 13 de julho de 2011

As senhas mais usadas de todos os tempos

Vários veículos e companhias publicaram inúmeros estudos com uma contabilização de senhas. Desde empresas especializadas em segurança digital, como a Imperva, até revistas e os próprios hackers, são várias as compilações divulgadas com as sequências mais óbvias utilizadas pelos usuários.

Apesar dos pedidos para que elas parem de ser escolhidas, é inevitável que termos comuns apareçam em cadastros

Senhas comuns (sem ordem de preferência)

* 1234567
* 123456
* 12345
* 123123
* 000000
* password
* qwerty
* asdfgh
* zxcvbnm
* qazwsx
* abc123
* blink182
* lol123
* 7777777
* 666666
* jesus
* brasil/brazil
* letmein
* iloveyou
* hello123
* matrix
* admin
* hotmail
* babygirl

Temas mais escolhidos

* O nome do usuário ou de membros da família;
* O clube de futebol favorito;
* A data de nascimento do usuário ou de pessoas próximas;
* O número do seu telefone ou do(a) namorado(a);
* O próprio site do cadastro;
* Teclas que estejam lado a lado;
* O mesmo termo do login.

Caso a sua esteja entre as selecionadas acima, não pense duas vezes antes de trocá-la. Note a preferência por números e letras que estão lado a lado no teclado (em “qwerty” ou “123456”), por nomes (“Daniel” ou “Nicole”) ou até o nome do próprio site (como “orkut” ou “twitter”).

E aí, qual a complexidade de sua senha? Ela entrou na lista ou você toma cuidado na hora de escolher a sequência responsável por proteger seu perfil?

Por Nilton Kleina
Fonte: Tecmundo

Chinês monta próprio "iPad" rodando Windows XP

Os chineses gostam da Apple, mas nem sempre conseguem comprar seus produtos. Um adolescente vendeu seu rim para conseguir um iPad 2, enquanto uma garota ofereceu sua virgindade por um iPhone 4. Mas nem sempre os chineses chegam a esses extremos para ter um produto com o desenho de uma maçã: um homem decidiu montar o seu próprio iPad.

Na verdade, não é um iPad. O tablet feito pelo chinês roda Windows XP e é, basicamente, composto por peças de um laptop ligadas a uma tela touch screen para parecer um tablet. Além disso, ele colocou o aparelho dentro de uma bolsa de couro com um teclado, que permite que o tablet seja usado como um laptop.

Quem quiser assistir a um vídeo de 20 minutos em mandarim do tablet sendo montado, é só acessá-lo no YouKu, serviço chinês de vídeos similar ao YouTube.

Fonte:Olhar Digital

terça-feira, 12 de julho de 2011

Google+ tem 10 milhões de usuários e pode chegar a 20 milhões ainda esta semana

Após duas semanas no ar, o Google+ parece estar mais popular do que o Google esperava.

De acordo com Paul Allen, fundador da Ancestry.com, o Google+ já tem mais de 10 milhões de usuários. Além disso, Allen também acredita que o número de usuários cadastrados chegará a 20 milhões até o fim dessa semana.

A grande quantidade de usuários pode explicar alguns problemas que o Google+ vem enfrentando. Durante o final de semana, uma falha no servidor fez com que a caixa de entrada de alguns usuários fosse inundada por e-mails da rede social.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Produção do PlayStation 4 deve começar ainda em 2011

pseudo logo
A Sony deve iniciar a produção do PlayStation 4 até o fim de 2011 para lançar o novo console em 2012, de acordo com fabricantes de peças de Taiwan consultadas pelo site DigiTimes.

O novo console deve ser controlado no estilo do Kinect, do Xbox 360, ou seja, com os próprios movimentos do corpo. Recentemente, a Sony confirmou que trabalha em um sucessor para o PlayStation 3, principalmente após ataques que derrubaram a rede PSN no mundo inteiro.

A Foxconn e a Pegatron Technology, que produzem partes do PS3, continuarão sendo responsáveis pelo PS4. A Sony planeja distribuir um total de 20 milhões de novos consoles durante o ano de 2012.

Mas vale lembrar que essas são apenas informações de uma das empresas responsaveis pela produção do console ou seja não são informações oficiais.

Fonte: OlharDigital

sexta-feira, 24 de junho de 2011

'Google Earth' ao vivo: empresa promete vídeo em tempo real até meados de 2012

Uma empresa chamada Urthecast está prestes a instalar câmeras de alta definição com grandes lentes de zoom na Estação Espacial Internacional. As câmeras servirão para enviar, de volta para a Terra, vídeos durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma resolução comparável com a do Google Earth, informam os responsáveis pelo projeto. Em outras palavras: você poderá dar um "tchauzinho" para o céu e te assistir, ao vivo, na tela do computador.

A Urthecast está firmando parceria com a Agência Espacial Russa para instalar as supercâmeras até o fim deste ano, e as primeiras imagens deverão estar disponíveis até meados de 2012. A máquina enviará vídeos a 3,25 frames por segundo em uma resolução jamais vista - cada pixel representará o equivalente a 1 metro quadrado.

É claro que existe um delay, e é óbvio que a imagem transmitida vai depender da posição do equipamento naquele momento. A Estação Espacial Internacional percorre a órbita da terra 16 vezes por dia e aí, é preciso ter paciência até que a câmera esteja apontada para a sua cidade. O site da UrtheCast terá ferramentas que avisarão quando a estação estará sobrevoando os pontos de seu interesse.



Fonte: Olhar Digital

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Apple é acusada de copiar aplicativo feito por estudante britânico

Greg Hughes (direita), estudante do terceiro ano de ciência da computação da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, desenvolveu um aplicativo chamado "Wi-Fi Sync" e ofereceu o produto à Apple App Store em maio de 2010. O aplicativo foi criado para sincronizar arquivos do iTunes com o iPhone através de uma rede wireless, no lugar no famoso conector USB.

Só que a Apple rejeitou o app do estudante, alegando conter muitas falhas de segurança. Mesmo assim, Hughes afirma que os engenheiros da Apple ficaram impressionados com sua ideia. "Eles pediram que eu enviasse meu currículo para a empresa assim que eu me formasse", afirmou o estudante em entrevista ao The Telegraph.

Com a rejeição, Hughes acabou colocando o aplicativo à venda na Cydia Store, rival da App Store que vende softwares para iPhones desbloqueados. O aplicativo custa US$ 9,99 e é um dos produtos mais adquiridos na loja virtual, vendendo mais de 50 mil cópias desde o lançamento.

Mas, no início do mês, a Apple anunciou um novo sistema operacional, o iOS 5, junto com uma ferramenta chamada "Wi-Fi Sync" (esquerda), o mesmo nome do aplicativo de Hughes (direita). O logo e características principais do software também tinham bastante semelhança. "Eu fiquei em choque. Estou em período de provas (na universidade), então não é uma hora legal pra isso", afirma o desenvolvedor britânico."Wi-Fi Sync" foi o primeiro aplicativo lançado pelo universitário que, depois de se formar, pretende dar continuidade a novos projetos. A Apple se recusou a comentar o assunto.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vício em videogame é responsável por 15% dos divórcios nos EUA, aponta pesquisa

Um estudo realizado pelo site Divorce Online mostra que 15% dos divórcios são causados por vício em videogames. A mesma pesquisa, realizada em 2009, apontava apenas 5% das separações causadas pelo problema.

O relatório mostra que os jogos responsáveis por tanta discórdia são, principalmente, World of Warcraft, Call of Duty e Halo, mas os games sociais do Facebook não ficaram muito atrás.

Talvez uma solução interessante para resolver este problema seja encontrar um par que também goste do passatempo. O mais importante é resolver sua vida antes do "Game Over"!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Adolescente chinês vende o rim para comprar iPad 2

Um chinês de 17 anos, identificado apenas pelo apelido de Zheng, confessou à sua mãe que vendeu um rim, após ter visto um anúncio online de doações, apenas para comprar um iPad 2. As informações são do jornal The Telegraph.

De acordo com a publicação, o menino queria o tablet da Apple, mas não tinha dinheiro. Em uma entrevista, ele disse que navegou pela internet e encontrou um anúncio online que oferecia cerca de US$ 2.900 pelo rim. Após as negociações, o menino viajou para a cidade de Chenzhou, na província de Hunan, onde o rim foi removido no hospital local e implantado no novo "dono" em seguida. O menino só contou o que tinha feito porque sofreu complicações após a cirurgia.

O mercado de doação de órgãos é comum na China, apesar das repetidas tentativas do governo em acabar com a prática. Segundo estatísticas oficiais, mais de um milhão de pessoas no país precisam de um transplante a cada ano, porém menos de 10 mil recebem os órgãos. O motivo é justamente o mercado negro de doações, que enriquecem corretores, médicos e funcionários corruptos do governo.

Justiça processa estudante que ofendeu nordestinos no Twitter

A Justiça Federal de São Paulo recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) e abriu processo pelo crime de racismo praticado pela estudante de direito Mayara Penteado Petruso. Segundo a denúncia, apresentada pela Procuradoria da República em São Paulo, no dia 3 de maio, Mayara postou mensagens racistas em seu perfil no Twitter, no dia 31 de outubro de 2010. O processo foi aberto em 04 de maio.

A estudante publicou tuítes ofensivos contra os nordestinos durante a apuração dos votos para a presidência do Brasil. Por conta dos comentários, que chegavam a incentivar o afogamento de nordestinos, Mayara teve que largar o curso de Direito da FMU e foi demitida do estágio que fazia. Notícias da época relataram que a garota passou a viver reclusa e não frequentava mais locais públicos, devido às retaliações das pessoas.

Ao prestar depoimento ao MPF, Mayara assumiu que postou os comentários em sua página do Twitter, confirmando ser de seu perfil uma cópia da tela, preservada como prova. O crime de racismo prevê pena de 1 a 3 anos de prisão e multa. Entretanto, se o crime é cometido em meios de comunicação social, como ocorreu no caso de Mayara, a pena prevista é de 2 a 5 anos de prisão e multa.

A atuação do MPF/SP no caso foi provocada por diversas mensagens de internautas e entidades que informavam sobre a publicação de mensagens preconceituosas no Twitter. O Ministério Público Federal recebeu inúmeras mensagens, em mídia e em páginas impressas. Destas, apenas duas tiveram a materialidade comprovada.

Além do tuíte de Mayara, também foi comprovada a materialidade da mensagem postada por Natália Campello: “O sudeste é um lixo, façam um favor ao Nordeste, mate (sic) um paulista de bala (sic)". Os dois posts possuem conteúdo semelhante e são nitidamente racistas, na avaliação do MPF/SP, um contra nordestinos e outro contra paulistas.

Porém, no caso de Natália, embora tivessem reunidos alguns dados para sua qualificação, a acusação não obteve elementos suficientes para a indicação. Apenas sabem que ela mora em Recife e que, de lá, provavelmente, postou a mensagem racista. O MPF pediu que cópias das investigações de Natália fossem remetidos à Justiça Federal de Recife para o prosseguimento das investigações. O pedido foi deferido pela Justiça Federal.

Quer saber mais sobre racismo no Twitter? Clique aqui para ler uma matéria sobre casos semelhantes.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fãs recriam cidade de Grand Theft Auto no Google Street View

 Fãs dedicados do game Grand Theft Auto IV recriaram toda a cidade fictícia de Liberty City no estilo dos mapas do Google Street View. A cidade do game foi recriada através de 80 mil screenshots feitos por jogadores, e as imagens foram costuradas para formar o mapa em três dimensões da região. O resultado final consiste em mais de 1 milhão de imagens.

Para ver a cidade, basta acessar o site e arrastar o "pegman" (o bonequinho amarelho do Street View) para as ruas e assim, você terá uma visão panorâmica de todos os distritos e bairros de Liberty City. No mapa ainda é possível ver alguns pontos de destaque no jogo, como lugares onde encontrar armas, coletes à prova de balas, vida e alguns personagens característicos do jogo.

Apesar de funcionar na maioria dos browsers, os criadores recomendam que uma versão mais atual, capaz de suportar HTML 5, seja utilizada para fazer o passeio virtual.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pesquisa: fãs da Apple são estimulados pela marca assim como religiosos

Em um recente documentário da BBC, neurocientistas do Reino Unido sugeriram que o cérebro dos fãs da Apple são estimulados pela imagem do logo da maçã da mesma forma como o cérebro de um religioso é estimulado por imagens de santos, deuses e afins.

O documentário, que é dividido em vários episódios, faz parte do programa chamado Segredo do Supercérebro, que analisa por que marcas famosas de tecnologia como a Apple, Facebook e Twitter se tornaram tão populares. De acordo com o site Digital Trends, as pessoas frequentemente comentam sobre o "culto à Apple" e os neurocientistas acreditam que isso faz sentido.

No primeiro episódio, o apresentador Alex Riley decidiu desvendar o motivo pelo qual as pessoas ficavam tão emocionadas com a empresa. Na abertura da loja londrina, em agosto do ano passado, milhares de "devotos" da Apple permaneceram horas do lado de fora do estabelecimento, durante a noite, enquanto a equipe preparava a abertura. Segundo o documentário, isto foi uma espécie de frenesi evangélico, um fervor religioso, que está diretamente ligado em como o cérebro reage em relação à marca.

O programa chegou a contatar o editor do World of Apple, Alex Brooks, que pensa 24 horas por dia na empresa para que o time de neurocientistas trabalhassem na pesquisa usando seu cérebro. A ideia era saber como ele reagiria ao ver imagens de produtos da Apple e de outras fabricantes. O resultado mostrou que o cérebro de Brooks não mostrou diferenças marcantes nas reações dos produtos de outras marcas, mas sim ao da Apple. "Os produtos da Apple estão acionando os mesmos bits do cérebro do editor, que são acionados quando pessoas religiosas veem imagens de fé", disse um dos neurocientistas durante o documentário. Essa comparação pode ser comprovada porque, antes de iniciar os testes com Brooks, os médicos analisaram as reações cerebrais de religiosos também.

O documentário também mostrou uma entrevista com o Bispo de Buckingham, que lê a bíblia pelo iPad, e chegou a mostrar semelhanças de uma igreja com as lojas da Apple. Na filial de Londres, por exemplo, há um monte de imagens "religiosas" em todos os lugares e abundância de arcos e altares. Para finalizar a análise, os neurocientistas ainda lembraram que o grande messias desta religião da maçã, obviamente, é o poderoso Steve Jobs.

Fonte: Olhar Digital

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Autoridades americanas podem recuperar arquivos do HD de Osama Bin Laden


Após a morte do terrorista Osama Bin Laden, que ocorreu neste domingo (1/5), as autoridades norte-americanas estão trabalhando para recolher o máximo de informações sobre a Al Qaeda e seu ex-líder.

Segundo o site da rede Al Jazeera e do jornal canadense The Star, os computadores, CDs, DVDs e pen drives encontrados na mansão onde Bin Laden estava escondido estão sendo investigados. De acordo com informações, o terrorista não tinha qualquer linha telefônica e nem conexão à internet. "Estamos tentando determinar o valor de cada informação que pudemos pegar. Este é um momento muito importante para continuarmos atrás da Al Qaeda", disse John Brennan, porta-voz anti-terrorismo da Casa Branca.

O porta-voz ainda disse que as informações encontradas serão usadas para descobrir se há pessoas dentro do serviço de inteligência pasquistanês ou militares envolvidos ao grupo de Bin Laden. "A exploração de informação está em andamento e nós estamos olhando tudo com muito cuidado. Imagina o que está dentro do disco rígido do Bin Laden?", concluiu.

Nas imagens divulgadas pela NBC nesta segunda-feira (2/5), alguns computadores apareceram danificados. No entanto, espera-se que o recolhimento de informações seja uma tarefa difícil para as equipes americanas.

Nos vídeos abaixo, você consegue entender como peritos digitais trabalham para resgatar informações que pareciam perdidas, além de descobrir quando é possível a recuperação de arquivos apagados.

Brasil é 4º país com mais jogadores de videogame

Uma pesquisa feita pela Zewzoo, empresa de estudos de mercado focada em jogos digitais, aponta que o Brasil é o 4º país com mais jogadores de videogame, chegando a 35 milhões de usuários. O país perde apenas para os Estados Unidos (145 milhões de jogadores), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões).

A Real Games, responsável pela comercialização de jogos da PopCap Games ("Plants vs Zombies" e "Bejeweled"), encomendou a pesquisa que, pela primeira vez, abrangeu o mercado brasileiro. Dentre outros resultados, destaca-se o de que 47% destes jogadores por aqui gastam dinheiro com jogos originais. Mais de 2/3 do orçamento são gastos apenas em jogos online.

"A pesquisa quebra paradigmas e mostra uma nova realidade de mercado, sendo uma importante referência mundial e no Brasil, principalmente para os anunciantes, que estão investindo cada vez mais nos jogos digitais como uma mídia para promover seus produtos", afirma Ronaldo Bastos, diretor executivo da Real Games na América Latina.

O estudo também apontou que os jogadores brasileiros de videogame gastam 10,7 horas por semana em seus consoles. O valor é superior ao gasto para ver televisão (5,5 horas), escutar rádio (4 horas) e ler revistas (1,8 horas). A internet, no entanto, continua sendo o meio mais usado, chegando a 11,3 horas semanais.

Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Julian Assange diz que Facebook é uma máquina de espionagem americana

O jornalista e fundador do Wikileaks, Julian Assange, deu uma entrevista polêmica para o jornal Russia Today. Entre as declarações, Assange falou que o Facebook "é a mais terrível máquina de espionagem já inventada". O jornalista disse que acredita que o Facebook é um banco de dados gigante que foi desenvolvido para uso do serviço de inteligência americana. "Todos devem entender que quando adicionam amigos no Facebook, estão fazendo um serviço gratuito para as agências de inteligência dos Estados Unidos, construindo um banco de dados para eles", afirmou.

No entanto, Assange não afirma que a rede social de Mark Zuckerberg é realmente controlada por agências de inteligência americanas. "Não é o caso do Facebook ser controlado pelo governo americano. Simplesmente a inteligência dos Estados Unidos é capaz de exercer uma pressão legal e política sobre eles", disse.

No dia da entrevista para o jornal russo, o Wikileaks ainda não tinha provas sobre o uso de dados do Facebook. Porém, nesta segunda-feira (2/5), o grupo divulgou um documento confidencial da rede social que serve como uma espécie de instrução para autoridades pedirem informações armazenadas pelo site. Para ler o guia do Facebook, clique aqui. Abaixo, veja a entrevista completa do fundador do Wikileaks.

Orkut segue como a rede preferida dos brasileiros


Ao contrário do que foi veiculado em alguns sites de notícias nas últimas semanas, o Orkut continua à frente do Facebook no Brasil. Quem afirma isso é a ComScore, empresa estadunidense especializada em compilar e analisar tendências da internet, contrapondo o que foi divulgado pela Alexa, outra empresa do gênero.

O pessoal do Google Discovery, que havia contestado os dados da Alexa, divulgou hoje novas informações reveladas pela ComScore. De acordo com o novo relatório, o Orkut teve 21,5 bilhões de pageviews (páginas visualizadas) no Brasil no último mês. No mesmo período, o Facebook alcançou apenas 1,7 bilhão no mesmo quesito.

Outro dado divulgado pela ComScore e que mostra a superioridade do Orkut em terras tupiniquins é o número de visitantes únicos: a rede da Google tem uma base de 32,1 milhões de usuários brasileiros, já a de Mark Zuckerberg conta com “apenas” 18,5 milhões por aqui. O tempo online dos visitantes também coloca o Orkut à frente: 8,7 milhões contra 0,9 bilhão do Facebook.

Por outro lado, o crescimento das duas redes no Brasil é bastante diferenciado. O Facebook cresceu 371% no período entre março de 2010 e março de 2011. O crescimento do Orkut é mais lento e, segundo o Google Discovery, acompanha o aumento médio da web brasileira.

Escrito por Douglas Ciriaco
Fonte: Baixaki

domingo, 1 de maio de 2011

Tecnologia desenvolvida pela Intel promete internet de 50 Gbps

A Intel anunciou que está trabalhando em uma nova tecnologia de interconectividade, a qual é capaz de transferir dados até cinco vezes mais rápido que o seu mais recente protocolo, o Thunderbolt. Combinando componentes de silicone com redes óticas, a novidade pretende alcançar a velocidade de transmissão de 50 gigabits por segundo, em distâncias de até 100 metros.

Em entrevista para a IDG News, Jeff Demain, diretor estratégico de pesquisa em circuitos e sistema da Intel Lab, revela que a nova tecnologia deve chegar ao mercado em 2015. De acordo com Demain, o protocolo será compatível com smartphones, tablets, computadores, televisores, entre outros eletrônicos. Apesar de serem concorrentes, o Thunderbolt e a nova tecnologia devem coexistir.

“Nós os vemos como complementares. É a evolução desses conectores e protocolos que os fazem evoluirem”, comentou o diretor da Intel. Além do suporte para PCI-Express e DisplayPort, já existente no Thunderbolt, o novo protocolo terá compatibilidade com adaptadores HDMI, DVI e VGA.

Escrito por Fernando Daquino

Fonte: Baixaki

terça-feira, 19 de abril de 2011

Homem é preso por assediar ex-namorada em 35 blogs

O inglês Stephen Andreassen, 38, é o primeiro homem preso por perseguir alguém através de blogs. O blogueiro insultou sua ex-namorada Rebecca Pattinson, 36, em seus 35 blogs depois de terem terminado um relacionamento de um mês.

De acordo com Rebecca, Stephen a assediava por chamadas, SMS e mensagens no Facebook, pedindo para que reatassem. Cansada, a mulher desativou sua conta da rede social para que parasse de ser perseguida. Foi aí que Stephen criou essa quantidade imensa de diários online.

No ano passado, Andreassen admitiu assédio em tribunal e foi restringido judicialmente de mencionar Rebecca em qualquer um de seus sites. Porém, dois meses depois, foi preso após publicar em seu blog alguns detalhes sobre o processo, chamando sua ex-namorada de mentirosa e sociopata.

Com pedido de prisão revogado, Stephen criou um novo site com várias páginas falando sobre seu antigo relacionamento e histórias do tribunal. Então, para fugir de novos processos, tentou se suicidar num quarto de hotel tomando 200 comprimidos.

A tentativa fracassou e agora, Stephen foi condenado a 18 semanas depois de admitir quebrar a ordem de restrição judicial.

Fonte: Olhar  Digital

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Domínio para sites eróticos '.xxx' está no ar. O que você acha da novidade?

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estudo garante que vício em tecnologia é similar ao de drogas


Pesquisadores descobriram que quatro em cada cinco estudantes tiveram desconforto físico, mental, pânico, confusão e isolamento extremo quando forçados a se desligar da tecnologia por um dia inteiro.

De acordo com o jornal Telegraph, eles descobriram que estudantes universitários de todo o mundo admitiram estar viciados em tecnologias como smartphones, laptops, televisão, bem como em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

A maioria dos 1 mil estudantes entrevistados em 12 universidades de 10 países, incluindo Grã-Bretanha, Estados Unidos e China, foram incapazes de evitar seus gadgets voluntariamente por um dia inteiro, concluiu a pesquisa.

Uma estudante americana, não identificada, admitiu que seu desejo de estar conectada e usufruindo da tecnologia era semelhante ao "comichão" de um drogado viciado em crack. Outros alunos descreveram que sentiram ansiedade e até depressão de ter que largar seus dispositivos, mesmo que por um curto período.

Fonte: Olhar Digital.
Imagens: Bunglegirl

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Como descobrir o nome de uma música que está tocando na rádio, TV ou Internet


A abertura da novela, aquele comercial famoso ou a música de fundo de alguma cena cinematográfica: com certeza alguma vez você quis saber o nome de alguma faixa, mas acabou não encontrando exatamente o que procurava.

Embora muitos não conheçam, existem diversos aplicativos especialmente desenvolvidos para auxiliar o usuário nessa tarefa. Neste pequeno artigo selecionamos três dos melhores dentro do gênero para você testar e escolher o mais adequado às suas necessidades..

Midomi
O primeiro candidato de nossa lista é muito eficaz na hora de encontrar qualquer música. Com o Midomi, você precisa apenas de um microfone para realizar a tarefa. Ao adentrar no site do programa, que roda diretamente no navegador, clique na função “Click and Sing or Hum” para você mesmo cantar ou fazer o famoso “nananá”, que muitas vezes surte em bons resultados.

Você também pode posicionar o microfone em frente a qualquer saída de áudio - televisão, aparelho de som ou as próprias caixas do computador – quando a música estiver tocando. Em geral com apenas alguns segundos o Midomi encontra o resultado exato, ou algo muito próximo dele.

Tunatic
Este é outro bom exemplo de aplicativo para encontrar faixas de áudio desconhecidas. O processo de utilização do Tunatic é muito parecido com o Midomi. Ele é baixado e instalado no computador em poucos segundos e não pesa nada para rodar.

O processo de funcionamento dele também consiste em usar um microfone para que o programa capte os sons e tente identificar as músicas. Ao encontrar resultados favoráveis, ele também indica onde comprar as faixas ou visualizar as letras das composições.

Audiggle
Para finalizar a lista, indicamos o Audiggle para quem não conta com um microfone no computador, pois o programa pode ser configurado para captar o áudio diretamente da máquina. Dessa forma você encontra os nomes de músicas em vídeos do YouTube, rádios online e qualquer outra aplicação em instantes.

Novamente, basta deixar o programa captando o áudio durante alguns segundos para que ele encontre os resultados. A eficácia do Audiggle é bastante alta e ele também informa lojas online e sites de letras para as músicas encontradas.

Agora é com você!
Os três aplicativos apresentados são algumas das melhores opções em seu gênero. Sem dúvida uma delas vai satisfazer as suas necessidades. O melhor de tudo é que todos eles são muito leves para baixar, além do Midomi, que funciona diretamente no navegador.

Vale muito a pena testar todos para decidir com qual ficar, o que você faz em poucos minutos. E aí, conhece mais algum programa de boa qualidade para encontrar o nome daquela música do filme ou abertura de novelas e seriados?

Escrito por Willian Fonseca

sexta-feira, 8 de abril de 2011

YouTube lança canal de streaming ao vivo para parceiros

O YouTube lançou um canal com streamings ao vivo de parceiros pré-selecionados. Através da página youtube.com/live, os usuários podem checar os vídeos que estão sendo transmitidos no momento, ou se programar para as transmissões que estiverem agendadas.

"Isso dá aos parceiros a possibilidade de terem mais interatividade com o público, que eles lutam tanto para conquistar", explicou o gerente de produtos da plataforma, Chris Hamilton. A interação é feita a partir das mensagens instantâneas enviadas ao transmissor, que pode lê-las ao vivo, conversando com o público.

Dentre os canais disponíveis, destacam-se o de transmissão de jogos eletrônicos e música. A companhia afirmou que também está buscando acordos para exibir partidas de esporte ao vivo.

O YouTube Live encontra-se em edição beta, e poderá sofrer alterações até a chegada da versão final.

Fonte: Olhar Digital

domingo, 3 de abril de 2011

como formatar um PC que não tem drive de CD/DVD?

A primeira coisa a se fazer e ter a imagem ISO do sistema operacional desejado. Neste tutorial o sistema escolhido foi o Windows 7, mas você pode fazer isso com qualquer sistema operacional, é só ter a imagem dele no computador.


Você vai precisar de...

Pen drive de 4 GB.
Imagem ISO do sistema operacional desejado.
MBRWizard, para tornar seu pen drive bootável.
Virtual CloneDrive, para simular a imagem ISO.
Bom, agora chega de conversa, é hora de começar a trabalhar. Vamos lá?!

1. Depois de conectar o pen drive na porta USB do seu computador será preciso formatá-lo. Para isto, acesse a pasta “Meu Computador”, clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e escolha a opção “Formatar”. Em seguida é só clicar no botão “Formatar” e aguardar.



2. Agora será preciso utilizar o prompt de comando do sistema. Através do atalho ‘tecla do Windows+R’, abra a opção “Executar” do Windows. Na tela que abrir digite “cmd” e pressione “Enter”.

3. Na famosa “tela preta”, digite o seguinte comando:

convert E: /fs:ntfs (no lugar de E: coloque a letra correspondente ao pen drive)

4. Feito isto, é hora de “montar” a imagem do CD que contém o sistema operacional. Um ótimo programa para realizar esta tarefa é o Virtual CloneDrive, veja como é fácil utilizá-lo:

a. Após instalar o programa, escolha quantos volumes deseja montar, colocando o valor na caixa de mensagem presente na tela do programa.

b. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone presente na Barra de Tarefas, ao lado do relógio, e escolha a opção “Drive X: - Mount”.



c. Agora é só abrir a imagem com o Virtual CloneDrive e deixar que o programa faça o resto.

5. É hora de usar o prompt de comando novamente, mas desta vez será preciso acessar o diretório no qual o programa MBRWizard foi salvo. Para isso, utilize os comandos ‘dir’ (lista todos os arquivos e pastas) e ‘cd’ (acessa pasta).

6. Agora que você já conseguiu acessar a pasta pela linha de comando, digite a seguinte sequência de comandos:

mbrwiz /list (anote o número correspondente ao pen drive).
mbrwiz /disk=X /active=X (Substitua o X pelo número anotado no passo anterior)
exit



7. Abra outra janela do prompt de comando e acesse o volume que foi montado no passo 4 deste tutorial. Vale lembrar que, para acessar um drive, basta digitar a letra correspondente à unidade (C:, D:, E:, A:, etc.).

8. Agora, digite os comandos:

cd boot
bootsect /nt60 E: (no lugar de E: coloque a letra correspondente à unidade do pen drive)


9. Para finalizar este processo, copie e cole os arquivos presentes no volume montado no passo 4 para dentro do pen drive (o bom e velho Ctrl+C, Ctrl+V).

10. PRONTO! Agora é só reiniciar o computador, acessar as configurações de inicialização (que são diferentes em cada computador) e solicitar que o boot da máquina seja feito por meio do pen drive.

Quem prefere outros programas para emular imagens de disco ou mesmo criar arquivos ISO pode ficar a vontade para usá-los. Para ficar ainda mais por dentro de assuntos como formatação, gravação de CD/DVD, programa de mídia, etc. aí vão alguns artigos que tratam desses temas:



Escrito por Elaine Martins

Fonte: Baixaki

Descubra onde um site está hospedado


Por diversos motivos, você já pode ter tido interesse em saber qual serviço de hospedagem um site qualquer utiliza. Há várias maneiras de se fazer isso, mas acabei de descobrir um jeito mais fácil e rápido no blog de língua espanhola TecnoCHICA: o site Who Is Hosting This?.

O funcionamento desse site é extremamente simples: digite o endereço do site cujo serviço de hospedagem você gostaria conhecer e clique em “tell me”. É o tipo de serviço que vale a pena ter em seus favoritos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Leilões de centavos: programados para falhar?


Os leilões de centavos, ou de real, estão a cada dia mais populares no Brasil. O funcionamento é simples: antes de fazer o lance, o usuário precisa comprar créditos pré-pagos. A partir de então, escolhe o produto que quer comprar, define o melhor momento para fazer o seu lance e torce para que ninguém cubra a oferta até que o cronômetro seja zerado.



O Perito em Segurança Digital José Milagre, no entanto, levanta questões que colocam em cheque a autenticidade de alguns desses sites de leilões virtuais. "Identificamos que, descaradamente e incrivelmente, são sempre os mesmos usuários vencedores. Estes usuários, na verdade, não existem", afirma o profissional. "Em muitos sites existentes na rede, estes usuários são nada mais que ´bots´, ou seja, agentes ou funções programadas para sempre cobrir o lance de usuários de carne e osso. Igualmente, como usuários são reféns do sistema, são reféns das regras e da programação, que não permite que seres humanos cubram os ´bots´ nas propostas, tudo na surdina, onde os proprietários se valem da ignorância dos usuários, que de centavo em centavo, estão perdendo fortunas na Internet."

Em sua coluna, publicada hoje (31/03) no Olhar Digital, José Milagre aponta outras suspeitas referentes ao universo dos leilões de centavos. "Os sites, já com mecanismos para fraude, são inclusive vendidos pela Internet com ´templates´ já com bots programados."

Para os que foram lesados, o especialista dá a dica: "Recomenda-se registrar toda a ocorrência com “screenshots” e, se necessário, lavrar uma ata notarial em cartório de notas. Após, deve-se notificar o site para o ressarcimento. É possível abrir uma reclamação no Procon e acionar a justiça em busca da reparação material e moral, considerando o desgaste em lidar com tais sites, sem prejuízo de eventual medida criminal por crime envolvendo relação de consumo e, se comprovado, estelionato."

Em nenhum momento a postagem diz que todos os serviços usam de meios ilegais, como bot, a postagem mostra o que um dos peritos digitais mais respeitados do Brasil encontrou irregularidades em sites do gênero. E como foi escrito na postagem " ALGUNS desse sites." foram flagrados cometendo irregularidades.

A postagem em momento algum denuncia sites A ou B, tampouco mostra que todos os site cometem essa irregularidade. Antes de sairem comentando merda aprenda a ler.



A coluna está disponível aqui, na íntegra.

Fonte: Olhar Digital

quinta-feira, 31 de março de 2011

Google Me chega para enfrentar o Facebook


Depois de oito meses de rumores, a tão esperada rede social do Google estreou nesta quarta-feira (30). Só que a arma secreta, na verdade, não passa de um botão, o +1.

O misterioso Google Me, que foi mencionado pela primeira vez no meio do ano passado, foi renomeado para Emerald Sea e terminou sendo batizado como Google +1. A rede social tinha sido avistada pela primeira vez em dezembro pelo pessoal do TechCrunch, mas a tela capturada não permitia perceber como funcionaria. Agora, tudo começa a fazer mais sentido. O +1 será, por enquanto, um botão que surgirá ao lado dos resultados de busca. A ideia do Google é tornar a pesquisa personalizada, uma vez que cada pessoa poderá ver os links recomendados pelo seu círculo de amigos.



E como é possível ativar o recurso? Primeiro, é necessário ter um perfil no Google Profiles. Espere um pouco. Perfil? Isso mesmo. Assim como as pessoas mantêm perfis em redes sociais, como Orkut e Facebook, elas passarão a ter um perfil no Google. Isso já era possível antes, mas praticamente ninguém conhecia. O botão +1 servirá como estímulo para que os internautas passem a usar o Google Profiles, conectando-se a seus contatos do Gmail, por exemplo, para compartilhar links do Google Reader, atualizações do Google Buzz, fotos em álbuns do Picasa e recomendações do +1.

Em uma segunda etapa, o botão será espalhado por outros sites, exatamente como o Curtir, do Facebook. Depois disso, o que virá? Provavelmente surgirá um meio de integrar os diferentes perfis do Google, amarrando tudo em uma rede social completa. O botão +1 também deve-se espalhar para outros serviços da empresa, como o YouTube. Quanto mais o Google conseguir enredar o usuário, pior para o Facebook. Mas será que a internet precisa de mais um botão?



Escrito por Mauricio Moraes

Fonte: Info

quarta-feira, 30 de março de 2011

Qual a velocidade da internet da Google?



Você conseguiria adivinhar qual é a velocidade de conexão que os funcionários da Google têm à disposição, no escritório central da empresa, na Califórnia? Em um fórum de debate com desenvolvedores do Google Chrome, um usuário decidiu fazer justamente essa pergunta.

O resultado impressiona. A imagem acima mostra um pico de download e upload. Para baixar arquivos, os felizardos funcionários da empresa conseguiram atingir uma velocidade de até 523 MB/s. Já para upload, o número máximo registrado foi de 147 MB/s.

Para se ter uma ideia do quanto essa velocidade é significativa, basta dar uma olhada na velocidade média de navegação nos Estados Unidos: 10 MB/s. Já na Europa, a média é de 12 MB/s. Os 500 MB/s da sede da Google representam um número quase 50 vezes maior do que a média.

Se você tivesse acesso a uma conexão como essa em sua casa, por exemplo, poderia encher um HD de 500 GB em apenas 16 minutos. Será que seria o suficiente para os seus downloads?

Escrito por Wikerson Landim

Fonte: Baixaki

quarta-feira, 23 de março de 2011

Posso deixar um pendrive ligado 24 horas no PC?


Essa é uma dúvida mais comum do que parece. Embora os pendrives já sejam dispositivos comuns, eles ainda geram dúvidas nos usuários. Enfim, o que será que acontece se deixar um destes aparelhos conectados ao computador direto?



O padrão USB de entradas facilitou muito o nosso dia a dia, permitindo criar uma “tomada” universal para vários dispositivos, que passaram a ser reconhecidos automaticamente (Plug & Play) pelo computador ao serem conectados. A partir disso, passaram a existir vários aparelhos que utilizaram esse tipo de conexão.

Não é diferente com os pendrives, pois eles são um dispositivo de armazenamento conectado via USB ao computador. Assim como o mouse ou o teclado não queimam por permanecerem ligados à máquina, seu pendrive também não vai estragar apenas por não ser desconectado.

Entretanto, vale lembrar que ele é um dispositivo eletrônico e, como qualquer outro, o fato de ficar ligado direto fará com que ele tenha sua vida útil reduzida. Há também o risco de ele queimar no caso de acontecer algum problema na rede elétrica (quedas de energia, por exemplo), como poderia acontecer com outro dispositivo do computador.

Outro fator que é bom observar é que se a BIOS do computador estiver configurada para inicializar por USB, ele vai demorar um pouco mais para ligar. Isso acontece porque é feita a verificação se o seu pendrive não é bootável antes de ligar a máquina.

Se você tinha medo de deixar o pendrive ligado no computador, agora já sabe que não é o fato de deixá-lo conectado que vai estragar o dispositivo.

Escrito por Ana Paula Pereira

Fonte: Baixaki

quinta-feira, 17 de março de 2011

Banda larga mais barata com isenção de impostos

O preço da banda larga está cada vez mais próximo do que os brasileiros gostariam. Em uma reunião, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o secretário da Fazenda da Bahia, Carlos Marques, indicaram uma diminuição no preço das assinaturas desse tipo de conexão.

O motivo seria a saída desse serviço da lista do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), fazendo com que a tarifa atinja um preço menor nos estados que aderirem à proposta. Distrito Federal, São Paulo e Pará já fazem parte da lista que aprovou o projeto.

O preço para esses locais pode chegar a 29 reais, principalmente após atingir sucesso com as metas do Programa Nacional de Banda Larga. Já para as localidades que não abrirem mão da taxa, o valor deve ficar em torno de 35 reais. Paulo Bernardo manifestou a opinião do Ministério das Comunicações na Campus Party 2011, em janeiro, mas só agora os primeiros resultados começaram a aparecer.

A participação de Marques nas discussões é importante, já que o ministro é também coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trabalha com finanças e tributação em todo o país. O próximo passo nas negociações deve partir do Confaz ainda nesta semana, em novos encontros com representas das operadoras telefônicas.

Fonte: Baixaki

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hacker que destravou PlayStation 3 pede doações para contratar advogados

Na última sexta-feira (18/2), George Hotz, mais conhecido como "GeoHot", o hacker que conseguiu destravar o PlayStation 3, criou um blog a fim de arrecadar dinheiro para ajudar em sua luta judicial contra a Sony, cobrindo despesas como a contratação de advogados para o caso. "A Sony tem cinco advogados, e eu tenho dois", escreveu Hotz em seu site, anunciando que, na primeira rodada de doações, encerra ontem (21/2), arrecadou cerca de US$10 mil.

Hotz utilizou seu blog também para se defender das acusações da Sony. Ele destaca que não existe um motivo real para que a empresa o processe, uma vez em que ele não pirateou qualquer jogo. "Eu sou contra a pirataria, não distribuo conteúdo protegido por direitos autorais", destaca. No entanto, ele defende que tem direito de fazer o que bem quiser com o console do videogame, uma que pagou pelo equipamento.

No processo movido contra o hacker, a Sony alega que ele violou a lei quando liberou o hack do console ao público. A Corte Distrital dos Estados Unidos tomou uma decisão favorável à fabricante, concedendo uma liminar obrigando Hotz a remover todas as informações do jailbreak postadas na internet.

Fonte: Olhar digital

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jovem mata mãe por causa de videogame


Um jovem de 16 anos, morador da Filadélfia (Estados Unidos), confessou ter matado sua própria mãe nesta semana. O que mais chocou a opinião pública, no entanto, foi o motivo: a proibição de jogar PlayStation.

O menino Kendall Anderson disse que assassinou sua mãe, Rashida Anderson, enquanto ela dormia, ao acertar um martelo na cabeça da vítima. Logo após o crime, o jovem tentou esconder as evidências, cremando a arma do crime no forno da cozinha e escondendo o corpo da mãe atrás da casa para, só então, telefonar para a polícia, informando sobre o desaparecimento de Rashida.

Essa não foi a primeira vez em que um jogo motivou uma ocorrência policial. Em outubro de 2010, uma mãe matou o filho de três meses por conta do Farmville.

Fonte: Olhar Digtal

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mito ou verdade: celular pode explodir?

"Celular explode e mata operário na China." "Celular explode em bolso de jovem". "Celular explode e queima orelha de dona de casa". Manchetes como estas já não são raridade. O telefone celular é um objeto praticamente essencial na vida de qualquer pessoa. De estudantes e médicos a taxistas e executivos, todo mundo quer estar a um número de distância.

Se, no princípio, o telefone celular tinha como única função a de realizar ligações, hoje a realidade é outra. Enquanto as chamadas foram deixadas em segundo plano, estes aparelhos se transformaram em poderosas câmeras, consoles de videogame e MP3 players.

Contudo, independente do rumo que a tecnologia dos celulares tomou, notícias sobre acidentes com celulares explosivos continuam a estampar a primeira página de jornais de todo o mundo. Mas seria possível mesmo um celular explodir?


O jovem chinês Xiao Jinpeng trabalhava em uma fábrica nos arredores de Pequim quando o celular, que carregava no bolso da camisa, explodiu e o matou na hora. Viajando alguns quilômetros, outro celular explosivo causou danos a uma menina de apenas 14 anos, no interior de São Paulo. O aparelho estava no bolso de sua calça e explodiu, deixando a garota em estado de choque e com queimaduras de segundo grau na perna.

Fora estes, diversos são os relatos de celulares que explodem enquanto estão conectados à tomada, recarregando ou em bolsos e mochilas. Não há como negar: celulares explodem e os danos podem ser grandes!

0800BOOM!

Em todos os casos mostrados, o que explodiu com certeza não foi o celular em si, mas a bateria, caixinhas que armazenam uma incrível quantidade de energia e permitem que um aparelho eletrônico seja utilizado longe das tomadas. A grande maioria de eletrônicos portáteis, hoje, optam por utilizar as baterias de Li-ion (íons de lítio).

Em comparação aos outros tipos de bateria, os íons de lítio armazenam o dobro de energia, são mais leves e mais ecológicos. Em contrapartida, estas baterias exigem muito mais cuidado e, infelizmente, explodem mais facilmente. Em geral, a temperatura ideal para se manter uma bateria dessas é 25C, o que nem sempre é possível. Deve-se evitar também sua exposição a temperaturas maiores que 50C ou à luz do sol.

Ou seja, em seu bolso, não está um aparelho celular, mas sim uma bomba em potencial. Calma lá... não há motivo para pânico geral. Da mesma forma que os fabricantes investem em tecnologias para deixar seu celular mais bacana, eles também realizam pesquisas e modificações nos aparelhos para que fiquem mais seguros.

Por isso, a culpa destas explosões dificilmente são atribuídas ao fabricante: são vistas como mal uso do aparelho. Mas como saber os cuidados certos que se deve ter com o celular se os fabricantes não trazem isso de forma clara?

Esta é uma das principais críticas dos orgãos de defesa ao consumidor e das agências do governo que são responsáveis pela verificação dos celulares. Em vez de gastar bilhões de dólares fazendo propaganda sobre seus novos modelos, as indústrias de telefonia móvel poderiam muito bem investir na educação de seu próprio usuário, dando dicas simples e ensinando-os sobre como cuidar melhor desta bomba em potencial que, indiscutivelmente, é muito útil no dia-a-dia.



Falha deles!

Há menos de uma semana, um garoto francês afirma que o iPhone de sua namorada explodiu. Ele e a menina estavam conversando em um terraço quando o iPhone começou a trepidar e a tela rachou por completo.

Para começar, o termo mais correto para definir o que aconteceu com o smartphone da Apple é que ele foi implodido, uma vez que o aparelho está inteiro e a única peça que sofreu danos foi a tela. Ultimamente, a empresa de Cupertino tem feito algum esforço em esconder casos em que, como este, a bateria superaqueceu e causou danos não só no aparelho, mas também em seu dono.


>

De iPods e iPhones a MacBooks, vários produtos da empresa já apareceram em chamas. Neste caso, a empresa não admitiu a culpa e nem ofereceu o recall para os modelos em questão. No entanto, baterias com problema já foram reconhecidas por muitas empresas de telefonia celular e seus clientes foram notificados, tendo seus aparelhos trocados.

Isso quer dizer que as explosões em telefones celulares também podem ser causados por um erro em sua fabricação. Vale a pena ficar sempre ligado em jornais e no próprio website da marca do seu aparelho, já que recalls são raros, mas acontecem com mais frequência do que você gostaria.

Pirataria

Os canhões do pirata do olho de vidro e da perna de pau estão todos apontados para você. A pirataria de acessórios e baterias para celulares vem sendo apontada como uma das principais causas de explosões e erros em aparelhos.

Seu celular está quase sem bateria e você esqueceu o carregador em casa. No sinaleiro, há um cara vendendo alguns desses carregadores genéricos que devem funcionar. Ao colocá-lo na tomada, é muito possível que ele irá fazer mal à bateria, pois pode apresentar uma tensão diferente daquela especificada pelo fabricante. Então, em vez de ter um celular carregado, você pode ter um celular voando pelos ares.



O mesmo acontece com aquelas capinhas coloridas e bonitinhas que você compra para mudar o visual do celular. Por trazerem tamanhos milimetricamente diferentes à da capa original, elas podem pressionar o circuito da bateria, causando um tremendo BOOM!

Quanto às baterias falsificadas então, nem é preciso comentar! Se as originais, que são produzidas por empresas confiáveis e seguem normas de segurança, já dão problema, imagine essas que vendem pelas esquinas! Portanto, comprar itens originais é, acima de tudo, uma questão de segurança.



Como evitar explosões

Não é apenas o descuido com o calor excessivo ou as peças piratas que podem danificar as baterias de Li-ion. Cada vez que o seu celular é derrubado, não é apenas a sua carcaça que pode sofrer danos, mas também a bateria.

Portanto, toda vez que seu aparelho celular for de encontro ao chão, vale a pena abri-lo e verificar se está tudo em ordem também lá dentro. Outro cuidado a ser tomado é o de não deixar seu celular exposto à umidade do banheiro e cozinha, pois o vapor dágua causa oxidação e pode ser bastante danoso à bateria de lítio.

A praia é um dos ambientes mais perigosos para a saúde de uma bateria. É preciso deixá-lo na sombra para evitar o superaquecimento e bem longe da água, maresia e areia. Qualquer rachadura na carcaça (por mais pequena que seja) pode ser o suficiente para que um destes elementos entrem em contato com o circuito interno, causando um curto- circuito no aparelho.



Combinação perigosa

Em postos de gasolina de todo o Brasil, você já deve ter reparado a presença de uma plaquinha contendo algumas recomendações para seus clientes. Não fume, não deixe o motor ligado e desligue o celular. O uso de aparelho de telefonia móvel em um ambiente altamente inflamável, como é um posto de gasolina, poderia resultar em uma explosão? Muita gente pode deixar estas recomendações de lado, mas notícias no jornal afirmam que celular e posto de combustível é uma mistura que pode acabar mal.

No ano de 2007, em um posto da região de São Paulo, um frentista usou um celular para iluminar a boca do tanque de um caminhão. Sem motivo algum, uma grande explosão aconteceu. Peritos ficaram divididos e, enquanto alguns culpam o celular em si, outros atribuem a explosão à energia estática gerada pelo movimento.

A área de abastecimento dos veículos em um posto é de alto risco, já que são liberados gases inflamáveis pela abertura do bocal do veículo, enquanto o combustível vai da bomba de gasolina ao tanque do carro. Uma vez misturados ao ar, estes gases podem se inflamar se houver uma fonte de ignição como o calor, faíscas ou fogo. Embora os aparelhos celulares estejam cada dia melhor estruturados e mais seguros, há chances de provocarem faísca e, consequentemente, dar início a um grande desastre. Confira no vídeo abaixo, o vídeo que mostra a explosão no posto em São Paulo.



Já que o assunto é mito, vale lembrar que a explosão de celulares em postos de gasolina foi testada pelos mundialmente conhecidos Caçadores de Mitos (na Discovery Channel). O resultado apresentado por eles foi negativo, entretanto, nem todas as possibilidades e situações foram testadas. Especialistas avisam: a possibilidade de um celular causar uma explosão em um posto de combustível é extremamente remota, mas, infelizmente, não está descartada.

Texto excrito por Bruna Rasmussen

Fonte: Baixaki

Mito ou verdade: celular pode explodir?

"Celular explode e mata operário na China." "Celular explode em bolso de jovem". "Celular explode e queima orelha de dona de casa". Manchetes como estas já não são raridade. O telefone celular é um objeto praticamente essencial na vida de qualquer pessoa. De estudantes e médicos a taxistas e executivos, todo mundo quer estar a um número de distância.

Se, no princípio, o telefone celular tinha como única função a de realizar ligações, hoje a realidade é outra. Enquanto as chamadas foram deixadas em segundo plano, estes aparelhos se transformaram em poderosas câmeras, consoles de videogame e MP3 players.

Contudo, independente do rumo que a tecnologia dos celulares tomou, notícias sobre acidentes com celulares explosivos continuam a estampar a primeira página de jornais de todo o mundo. Mas seria possível mesmo um celular explodir?


O jovem chinês Xiao Jinpeng trabalhava em uma fábrica nos arredores de Pequim quando o celular, que carregava no bolso da camisa, explodiu e o matou na hora. Viajando alguns quilômetros, outro celular explosivo causou danos a uma menina de apenas 14 anos, no interior de São Paulo. O aparelho estava no bolso de sua calça e explodiu, deixando a garota em estado de choque e com queimaduras de segundo grau na perna.

Fora estes, diversos são os relatos de celulares que explodem enquanto estão conectados à tomada, recarregando ou em bolsos e mochilas. Não há como negar: celulares explodem e os danos podem ser grandes!

0800BOOM!

Em todos os casos mostrados, o que explodiu com certeza não foi o celular em si, mas a bateria, caixinhas que armazenam uma incrível quantidade de energia e permitem que um aparelho eletrônico seja utilizado longe das tomadas. A grande maioria de eletrônicos portáteis, hoje, optam por utilizar as baterias de Li-ion (íons de lítio).

Em comparação aos outros tipos de bateria, os íons de lítio armazenam o dobro de energia, são mais leves e mais ecológicos. Em contrapartida, estas baterias exigem muito mais cuidado e, infelizmente, explodem mais facilmente. Em geral, a temperatura ideal para se manter uma bateria dessas é 25C, o que nem sempre é possível. Deve-se evitar também sua exposição a temperaturas maiores que 50C ou à luz do sol.

Ou seja, em seu bolso, não está um aparelho celular, mas sim uma bomba em potencial. Calma lá... não há motivo para pânico geral. Da mesma forma que os fabricantes investem em tecnologias para deixar seu celular mais bacana, eles também realizam pesquisas e modificações nos aparelhos para que fiquem mais seguros.

Por isso, a culpa destas explosões dificilmente são atribuídas ao fabricante: são vistas como mal uso do aparelho. Mas como saber os cuidados certos que se deve ter com o celular se os fabricantes não trazem isso de forma clara?

Esta é uma das principais críticas dos orgãos de defesa ao consumidor e das agências do governo que são responsáveis pela verificação dos celulares. Em vez de gastar bilhões de dólares fazendo propaganda sobre seus novos modelos, as indústrias de telefonia móvel poderiam muito bem investir na educação de seu próprio usuário, dando dicas simples e ensinando-os sobre como cuidar melhor desta bomba em potencial que, indiscutivelmente, é muito útil no dia-a-dia.



Falha deles!

Há menos de uma semana, um garoto francês afirma que o iPhone de sua namorada explodiu. Ele e a menina estavam conversando em um terraço quando o iPhone começou a trepidar e a tela rachou por completo.

Para começar, o termo mais correto para definir o que aconteceu com o smartphone da Apple é que ele foi implodido, uma vez que o aparelho está inteiro e a única peça que sofreu danos foi a tela. Ultimamente, a empresa de Cupertino tem feito algum esforço em esconder casos em que, como este, a bateria superaqueceu e causou danos não só no aparelho, mas também em seu dono.



De iPods e iPhones a MacBooks, vários produtos da empresa já apareceram em chamas. Neste caso, a empresa não admitiu a culpa e nem ofereceu o recall para os modelos em questão. No entanto, baterias com problema já foram reconhecidas por muitas empresas de telefonia celular e seus clientes foram notificados, tendo seus aparelhos trocados.

Isso quer dizer que as explosões em telefones celulares também podem ser causados por um erro em sua fabricação. Vale a pena ficar sempre ligado em jornais e no próprio website da marca do seu aparelho, já que recalls são raros, mas acontecem com mais frequência do que você gostaria.

Pirataria

Os canhões do pirata do olho de vidro e da perna de pau estão todos apontados para você. A pirataria de acessórios e baterias para celulares vem sendo apontada como uma das principais causas de explosões e erros em aparelhos.

Seu celular está quase sem bateria e você esqueceu o carregador em casa. No sinaleiro, há um cara vendendo alguns desses carregadores genéricos que devem funcionar. Ao colocá-lo na tomada, é muito possível que ele irá fazer mal à bateria, pois pode apresentar uma tensão diferente daquela especificada pelo fabricante. Então, em vez de ter um celular carregado, você pode ter um celular voando pelos ares.



O mesmo acontece com aquelas capinhas coloridas e bonitinhas que você compra para mudar o visual do celular. Por trazerem tamanhos milimetricamente diferentes à da capa original, elas podem pressionar o circuito da bateria, causando um tremendo BOOM!

Quanto às baterias falsificadas então, nem é preciso comentar! Se as originais, que são produzidas por empresas confiáveis e seguem normas de segurança, já dão problema, imagine essas que vendem pelas esquinas! Portanto, comprar itens originais é, acima de tudo, uma questão de segurança.



Como evitar explosões

Não é apenas o descuido com o calor excessivo ou as peças piratas que podem danificar as baterias de Li-ion. Cada vez que o seu celular é derrubado, não é apenas a sua carcaça que pode sofrer danos, mas também a bateria.

Portanto, toda vez que seu aparelho celular for de encontro ao chão, vale a pena abri-lo e verificar se está tudo em ordem também lá dentro. Outro cuidado a ser tomado é o de não deixar seu celular exposto à umidade do banheiro e cozinha, pois o vapor dágua causa oxidação e pode ser bastante danoso à bateria de lítio.

A praia é um dos ambientes mais perigosos para a saúde de uma bateria. É preciso deixá-lo na sombra para evitar o superaquecimento e bem longe da água, maresia e areia. Qualquer rachadura na carcaça (por mais pequena que seja) pode ser o suficiente para que um destes elementos entrem em contato com o circuito interno, causando um curto- circuito no aparelho.



Combinação perigosa

Em postos de gasolina de todo o Brasil, você já deve ter reparado a presença de uma plaquinha contendo algumas recomendações para seus clientes. Não fume, não deixe o motor ligado e desligue o celular. O uso de aparelho de telefonia móvel em um ambiente altamente inflamável, como é um posto de gasolina, poderia resultar em uma explosão? Muita gente pode deixar estas recomendações de lado, mas notícias no jornal afirmam que celular e posto de combustível é uma mistura que pode acabar mal.

No ano de 2007, em um posto da região de São Paulo, um frentista usou um celular para iluminar a boca do tanque de um caminhão. Sem motivo algum, uma grande explosão aconteceu. Peritos ficaram divididos e, enquanto alguns culpam o celular em si, outros atribuem a explosão à energia estática gerada pelo movimento.

A área de abastecimento dos veículos em um posto é de alto risco, já que são liberados gases inflamáveis pela abertura do bocal do veículo, enquanto o combustível vai da bomba de gasolina ao tanque do carro. Uma vez misturados ao ar, estes gases podem se inflamar se houver uma fonte de ignição como o calor, faíscas ou fogo. Embora os aparelhos celulares estejam cada dia melhor estruturados e mais seguros, há chances de provocarem faísca e, consequentemente, dar início a um grande desastre. Confira no vídeo abaixo, o vídeo que mostra a explosão no posto em São Paulo.






Já que o assunto é mito, vale lembrar que a explosão de celulares em postos de gasolina foi testada pelos mundialmente conhecidos Caçadores de Mitos (na Discovery Channel). O resultado apresentado por eles foi negativo, entretanto, nem todas as possibilidades e situações foram testadas. Especialistas avisam: a possibilidade de um celular causar uma explosão em um posto de combustível é extremamente remota, mas, infelizmente, não está descartada.