O jornalista e fundador do Wikileaks, Julian Assange, deu uma entrevista polêmica para o jornal Russia Today. Entre as declarações, Assange falou que o Facebook "é a mais terrível máquina de espionagem já inventada". O jornalista disse que acredita que o Facebook é um banco de dados gigante que foi desenvolvido para uso do serviço de inteligência americana. "Todos devem entender que quando adicionam amigos no Facebook, estão fazendo um serviço gratuito para as agências de inteligência dos Estados Unidos, construindo um banco de dados para eles", afirmou.
No entanto, Assange não afirma que a rede social de Mark Zuckerberg é realmente controlada por agências de inteligência americanas. "Não é o caso do Facebook ser controlado pelo governo americano. Simplesmente a inteligência dos Estados Unidos é capaz de exercer uma pressão legal e política sobre eles", disse.
No dia da entrevista para o jornal russo, o Wikileaks ainda não tinha provas sobre o uso de dados do Facebook. Porém, nesta segunda-feira (2/5), o grupo divulgou um documento confidencial da rede social que serve como uma espécie de instrução para autoridades pedirem informações armazenadas pelo site. Para ler o guia do Facebook, clique aqui. Abaixo, veja a entrevista completa do fundador do Wikileaks.
0 comentários:
Postar um comentário