terça-feira, 31 de maio de 2011

Fãs recriam cidade de Grand Theft Auto no Google Street View

 Fãs dedicados do game Grand Theft Auto IV recriaram toda a cidade fictícia de Liberty City no estilo dos mapas do Google Street View. A cidade do game foi recriada através de 80 mil screenshots feitos por jogadores, e as imagens foram costuradas para formar o mapa em três dimensões da região. O resultado final consiste em mais de 1 milhão de imagens.

Para ver a cidade, basta acessar o site e arrastar o "pegman" (o bonequinho amarelho do Street View) para as ruas e assim, você terá uma visão panorâmica de todos os distritos e bairros de Liberty City. No mapa ainda é possível ver alguns pontos de destaque no jogo, como lugares onde encontrar armas, coletes à prova de balas, vida e alguns personagens característicos do jogo.

Apesar de funcionar na maioria dos browsers, os criadores recomendam que uma versão mais atual, capaz de suportar HTML 5, seja utilizada para fazer o passeio virtual.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pesquisa: fãs da Apple são estimulados pela marca assim como religiosos

Em um recente documentário da BBC, neurocientistas do Reino Unido sugeriram que o cérebro dos fãs da Apple são estimulados pela imagem do logo da maçã da mesma forma como o cérebro de um religioso é estimulado por imagens de santos, deuses e afins.

O documentário, que é dividido em vários episódios, faz parte do programa chamado Segredo do Supercérebro, que analisa por que marcas famosas de tecnologia como a Apple, Facebook e Twitter se tornaram tão populares. De acordo com o site Digital Trends, as pessoas frequentemente comentam sobre o "culto à Apple" e os neurocientistas acreditam que isso faz sentido.

No primeiro episódio, o apresentador Alex Riley decidiu desvendar o motivo pelo qual as pessoas ficavam tão emocionadas com a empresa. Na abertura da loja londrina, em agosto do ano passado, milhares de "devotos" da Apple permaneceram horas do lado de fora do estabelecimento, durante a noite, enquanto a equipe preparava a abertura. Segundo o documentário, isto foi uma espécie de frenesi evangélico, um fervor religioso, que está diretamente ligado em como o cérebro reage em relação à marca.

O programa chegou a contatar o editor do World of Apple, Alex Brooks, que pensa 24 horas por dia na empresa para que o time de neurocientistas trabalhassem na pesquisa usando seu cérebro. A ideia era saber como ele reagiria ao ver imagens de produtos da Apple e de outras fabricantes. O resultado mostrou que o cérebro de Brooks não mostrou diferenças marcantes nas reações dos produtos de outras marcas, mas sim ao da Apple. "Os produtos da Apple estão acionando os mesmos bits do cérebro do editor, que são acionados quando pessoas religiosas veem imagens de fé", disse um dos neurocientistas durante o documentário. Essa comparação pode ser comprovada porque, antes de iniciar os testes com Brooks, os médicos analisaram as reações cerebrais de religiosos também.

O documentário também mostrou uma entrevista com o Bispo de Buckingham, que lê a bíblia pelo iPad, e chegou a mostrar semelhanças de uma igreja com as lojas da Apple. Na filial de Londres, por exemplo, há um monte de imagens "religiosas" em todos os lugares e abundância de arcos e altares. Para finalizar a análise, os neurocientistas ainda lembraram que o grande messias desta religião da maçã, obviamente, é o poderoso Steve Jobs.

Fonte: Olhar Digital

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Autoridades americanas podem recuperar arquivos do HD de Osama Bin Laden


Após a morte do terrorista Osama Bin Laden, que ocorreu neste domingo (1/5), as autoridades norte-americanas estão trabalhando para recolher o máximo de informações sobre a Al Qaeda e seu ex-líder.

Segundo o site da rede Al Jazeera e do jornal canadense The Star, os computadores, CDs, DVDs e pen drives encontrados na mansão onde Bin Laden estava escondido estão sendo investigados. De acordo com informações, o terrorista não tinha qualquer linha telefônica e nem conexão à internet. "Estamos tentando determinar o valor de cada informação que pudemos pegar. Este é um momento muito importante para continuarmos atrás da Al Qaeda", disse John Brennan, porta-voz anti-terrorismo da Casa Branca.

O porta-voz ainda disse que as informações encontradas serão usadas para descobrir se há pessoas dentro do serviço de inteligência pasquistanês ou militares envolvidos ao grupo de Bin Laden. "A exploração de informação está em andamento e nós estamos olhando tudo com muito cuidado. Imagina o que está dentro do disco rígido do Bin Laden?", concluiu.

Nas imagens divulgadas pela NBC nesta segunda-feira (2/5), alguns computadores apareceram danificados. No entanto, espera-se que o recolhimento de informações seja uma tarefa difícil para as equipes americanas.

Nos vídeos abaixo, você consegue entender como peritos digitais trabalham para resgatar informações que pareciam perdidas, além de descobrir quando é possível a recuperação de arquivos apagados.

Brasil é 4º país com mais jogadores de videogame

Uma pesquisa feita pela Zewzoo, empresa de estudos de mercado focada em jogos digitais, aponta que o Brasil é o 4º país com mais jogadores de videogame, chegando a 35 milhões de usuários. O país perde apenas para os Estados Unidos (145 milhões de jogadores), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões).

A Real Games, responsável pela comercialização de jogos da PopCap Games ("Plants vs Zombies" e "Bejeweled"), encomendou a pesquisa que, pela primeira vez, abrangeu o mercado brasileiro. Dentre outros resultados, destaca-se o de que 47% destes jogadores por aqui gastam dinheiro com jogos originais. Mais de 2/3 do orçamento são gastos apenas em jogos online.

"A pesquisa quebra paradigmas e mostra uma nova realidade de mercado, sendo uma importante referência mundial e no Brasil, principalmente para os anunciantes, que estão investindo cada vez mais nos jogos digitais como uma mídia para promover seus produtos", afirma Ronaldo Bastos, diretor executivo da Real Games na América Latina.

O estudo também apontou que os jogadores brasileiros de videogame gastam 10,7 horas por semana em seus consoles. O valor é superior ao gasto para ver televisão (5,5 horas), escutar rádio (4 horas) e ler revistas (1,8 horas). A internet, no entanto, continua sendo o meio mais usado, chegando a 11,3 horas semanais.

Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Julian Assange diz que Facebook é uma máquina de espionagem americana

O jornalista e fundador do Wikileaks, Julian Assange, deu uma entrevista polêmica para o jornal Russia Today. Entre as declarações, Assange falou que o Facebook "é a mais terrível máquina de espionagem já inventada". O jornalista disse que acredita que o Facebook é um banco de dados gigante que foi desenvolvido para uso do serviço de inteligência americana. "Todos devem entender que quando adicionam amigos no Facebook, estão fazendo um serviço gratuito para as agências de inteligência dos Estados Unidos, construindo um banco de dados para eles", afirmou.

No entanto, Assange não afirma que a rede social de Mark Zuckerberg é realmente controlada por agências de inteligência americanas. "Não é o caso do Facebook ser controlado pelo governo americano. Simplesmente a inteligência dos Estados Unidos é capaz de exercer uma pressão legal e política sobre eles", disse.

No dia da entrevista para o jornal russo, o Wikileaks ainda não tinha provas sobre o uso de dados do Facebook. Porém, nesta segunda-feira (2/5), o grupo divulgou um documento confidencial da rede social que serve como uma espécie de instrução para autoridades pedirem informações armazenadas pelo site. Para ler o guia do Facebook, clique aqui. Abaixo, veja a entrevista completa do fundador do Wikileaks.

Orkut segue como a rede preferida dos brasileiros


Ao contrário do que foi veiculado em alguns sites de notícias nas últimas semanas, o Orkut continua à frente do Facebook no Brasil. Quem afirma isso é a ComScore, empresa estadunidense especializada em compilar e analisar tendências da internet, contrapondo o que foi divulgado pela Alexa, outra empresa do gênero.

O pessoal do Google Discovery, que havia contestado os dados da Alexa, divulgou hoje novas informações reveladas pela ComScore. De acordo com o novo relatório, o Orkut teve 21,5 bilhões de pageviews (páginas visualizadas) no Brasil no último mês. No mesmo período, o Facebook alcançou apenas 1,7 bilhão no mesmo quesito.

Outro dado divulgado pela ComScore e que mostra a superioridade do Orkut em terras tupiniquins é o número de visitantes únicos: a rede da Google tem uma base de 32,1 milhões de usuários brasileiros, já a de Mark Zuckerberg conta com “apenas” 18,5 milhões por aqui. O tempo online dos visitantes também coloca o Orkut à frente: 8,7 milhões contra 0,9 bilhão do Facebook.

Por outro lado, o crescimento das duas redes no Brasil é bastante diferenciado. O Facebook cresceu 371% no período entre março de 2010 e março de 2011. O crescimento do Orkut é mais lento e, segundo o Google Discovery, acompanha o aumento médio da web brasileira.

Escrito por Douglas Ciriaco
Fonte: Baixaki

domingo, 1 de maio de 2011

Tecnologia desenvolvida pela Intel promete internet de 50 Gbps

A Intel anunciou que está trabalhando em uma nova tecnologia de interconectividade, a qual é capaz de transferir dados até cinco vezes mais rápido que o seu mais recente protocolo, o Thunderbolt. Combinando componentes de silicone com redes óticas, a novidade pretende alcançar a velocidade de transmissão de 50 gigabits por segundo, em distâncias de até 100 metros.

Em entrevista para a IDG News, Jeff Demain, diretor estratégico de pesquisa em circuitos e sistema da Intel Lab, revela que a nova tecnologia deve chegar ao mercado em 2015. De acordo com Demain, o protocolo será compatível com smartphones, tablets, computadores, televisores, entre outros eletrônicos. Apesar de serem concorrentes, o Thunderbolt e a nova tecnologia devem coexistir.

“Nós os vemos como complementares. É a evolução desses conectores e protocolos que os fazem evoluirem”, comentou o diretor da Intel. Além do suporte para PCI-Express e DisplayPort, já existente no Thunderbolt, o novo protocolo terá compatibilidade com adaptadores HDMI, DVI e VGA.

Escrito por Fernando Daquino

Fonte: Baixaki