sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cloud Computing. Nossos dados nas nuvens

Cloud computing ou computação nas nuvens é uma idéia que vem se fortalecendo desde 2008 onde parte do principio de que  ferramentas e arquivos antes instalados em nossos computadores poderiam ser salvos e executados via internet fazendo com que o arquivo não ficassem mais armazenados em um HD  mas em uma rede de servidores (dai a expressão computação nas nuvens). Empresas como Google, IBM e Yahoo já vem a computação nas nuvens como o grande avanço da década dentro da informática. Leia o artigo completo e entenda melhor sobre o futuro da computação mundial.

Endendendo melhor

Armazenar e instalar programas, games, e fotos é uma ação comum para qualquer pessoa que tem um computador, todos esses arquivos ficam armazenados no HD,  o problema é que acidentes e falhas do hardware ou do usuário podem fazer com que todo os dados armazenados ali se percam. No caso da Cloud Computing esses arquivos ficariam salvos em servidores, servidores esses que contém redundância (uma espécie de duplicação: backup) dessa forma seria quase impossível que seus arquivos se perdecem.

Outro ponto positivo seria  a possibilidade de poder acessar o arquivo de qualquer computador conectado a internet. Hoje para transportar um arquivo de um lugar para o outro temos que levá-los em dispositivos de armazenamento (pen drives, CDs, cartões de memória) ou upalos em shares mas nesse casos a demora no processo e a necessidade de baixar os arquivos para poder usar torna essa operação muito trabalhosa. Com os arquivos voando por ai seu acesso seria muito mais prático porque apenas a imagem seria exíbina no computador, o programa seria armazenado e processado no servidor .

O fato dos arquivos serem processados nos servidores em que estão hospedados tira a necessidade de se ter periféricos cada vez mais modernos para a execução de programas mais pesados. Alem disso o usuário não precisa mais se preocupar com coisinha chatas que ninguém gosta de fazer como atualizações, backup, cuidados com a segurança e manutenção, tudo isso seria feito pelo fornecedor do serviço, o preço é outra vantagem já que na computação nas nuvem boa parte das aplicações são gratuitas e não há a necessidade de se comprar uma licença.

Se você acha que o conceito do Cloud Computing é algo muito recente e que levaria muito tempo para virar realidade de fato saiba que já utilizamos diversos serviços com esse conceito. Serviços de webmail, discos virtuais e sites de compartilhamento de arquivos como o SkyDrive e o Google Docs são alguns exemplos de serviços que utilizam o conceito do Cloud Computing. O YouTube por exemplo, nele você pode armazenar vídeos que podem ser acessados de qualquer lugar, sem que o vídeo esteja salvo em sua máquina.

Pondo na balança

Só que nem tudo são flores, alguns especialistas em computação não gostam muito da idéia dos arquivos passarem a serem armazenados em outros computadores, eles afirmam que isso trariam preocupaçãoes enquanto a privacidade dos usuários, possíveis ataques que essas empresas poderiam sofrer e a dependência de uma conexão a internet para acessar os arquivos já que em caso de uma queda de conexão por exemplo esses arquivos ficariam inacessíveis.

Exemplos de aplicações da computação em nuvem

Se você achou interessante a possibilidade de ter seu PC nas nuvens, conheça alguns serviços que já existem e que utiliza esse conceito:

Google Docs – Pacote de aplicativos do Google, composto por de um processador de texto, um editor de apresentações,um editor de planilhas e um editor de formulários tem seu funcionamento 100% on line é compatível com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office.

Panda Cloud Antivirus -  Esse antivírus utiliza ferramentas na internet para a detecção e eliminação de malwares, isso  evita que o programa deixe o PC como a maior parte dos sofwares de segurança.

Icloud -  Com o iCloud é possível ter um desktop com todas as ferramentas que você mais usa, rodando diretamente nas nuvens com a ajuda do seu navegador.

Photoshop online – A ferramenta de edições de fotos mais conhecida do mundo também tem sua versão online, nela é possível editar sua fotos. Alem de armazenar seus projetos depois de proto pois o site fornece 2GB de espaço.

Microsoft Office Online – Abra, crie e edite documentos do  Word, Excel, PowerPoint e OneNote sem ter o programa instalado em seu computador(É nessesário uma conta Live).

2 comentários:

Acho que o futuro será esse mesmo. Cade vez mais mobilidade e portabilidade.

Somente complementando o exposto no artigo, as aplicações em nunvem também são usados nos jogos online atuais. A utilidade? Proteção de legitimidade dos dados e até mesmo do serviço, uma vez que o usuario só teria acesso ao jogo acessando os dados contidos no servidor, oque permite um melhor controle sobre pirataria, até mesmo anulando-a pois todo o controle do serviço fica, como diz os post, "voando por aí".
Parabens pelo blog, sucesso!

Postar um comentário