sábado, 15 de maio de 2010

Seu celular está meio estranho. Ele pode estar com vírus

 

Os celulares evoluiram bastante nos últimos anos, o que antes era só um telefone móvel no qual só se fazia ligações e mais nada hoje já é um computador de bolso com diverças funções. Esse avanço trouxe muitas facilidades pro dia a dia mas tambem alguns incomodos e precalções que devem ser tomadas quando a questão é segurança, até por quê vírus em celulares são cada vez mais comuns. Leia o post completo e apreda como se proteger dessa praga do mundo moderno.

Quando surgiu e o que ele faz
O primeiro vírus para celular surgiu nas Filippinas em 2004, o Cabir foi criado para infectar celulares que utilizavam o sistema operacional Symbian (atualmente esse sistema é utilizado em cerca de 70 % do celulares pelo mundo) o  seu objetivo era descarregar a bateria do celular infectado.
Cinco anos depois os vírus para aparelho celulares se mutiplicaram  hoje já se estima que existam cerca de 400 a 500 tipos de vírus dos quais a grande maioria(cerca de 80% sejam cavalos de tróia) os problemas vão de baterías que descarregam mais rápido , mensagens de texto que são apagadas ou desconfigurações sem sentido até em casos mais sérios de roubo de informações para possíveis sequestros e espionagem corporativa.

O que fazer para se proteger
Celulares muito antigos que não tenha nenhuma forma de compartilhamento ou troca de arquivos são imunes aos vírus, mas para celulares com tecnologias de troca de dados como bluetooth ,infra vermelho e USB estão sucetíveis a ataques. Infelizmente é muito difícil achar antivírus para certos modelos de celulares, grátis então é quase impossível. Mas aqui vai a lista de alguns deles.

Mobile.f-secure
Symantec
Brazil.kaspersky
Kaspersky

0 comentários:

Postar um comentário