Primeiramente vamos entender rapidamente o que é o IP. O Internet Protocol ou Protocolo de Internet é um tipo de protocolo que foi criado para criar ligações entre diferentes rede possibilitando a comunicação de dispositivos, a função do IP é criar um meio de identificação e organização dos computadores para que a localização desses sejam possíveis . A tecnologia usada hoje é o IPV4, esse protocolo de comunicação de 32bits usa uma combinação de 10 dígitos para criação dos endereços atuais o que rende cerca de 4 bilhões de endereços possiveis, acontece que de todas as combinações disponíveis para utilização comercial estão se esgotando, a previsão é que entre o final de 2010 ou início de 2011 não existam mais endereçamentos IP.
Já prevendo o fim desses endereços a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) organização que controla os números IP buscava desde o início da década de 90, um meio de acabar de uma vez por todas com tal problema, a solução foi o IPV6, essa novo protocolo usa um espaço de endereçamento alfanumérico de 128 bits com uma combinação de até 3,4x10 elevado à 38 números (é combinação que não acaba mais), isso significaque se fosse dividido todas as combinações possiveis para a população mundial cada habitante teria direito a cerca de 40 mil endereços .
Alem do número infinitamente maior de combinações possíveis o IPV6 tem a vantagem de ser “mais organizado”, seu sistema hierárquico com criptografias mais complexas tornaram as rede mais seguras e confiáveis.
Fonte : Read Write Web e
IPV6.br
sábado, 21 de agosto de 2010
IPV6
17:06
0 comments
0 comentários:
Postar um comentário