Com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro está muito animado com as possibilidades de desenvolvimento tecnológico da cidade. Nesta semana, o novo secretário de Ciência e Tecnologia do município, Franklin Dias Coelho, apresentou várias ideias que devem ser implementadas na Capital. Uma delas está relacionado com a inclusão digital da população carente.
Segundo Dias Coelho, o déficit digital do Rio é de praticamente 90%. Para diminuir esse número, a ideia é instalar uma rede para disponibilizar internet banda larga em toda a Cidade Maravilhosa. “O projeto Rio Digital é a possibilidade de construção de uma estrutura de banda larga de transmissão de voz, dados e imagem com padrão de qualidade europeu [banda larga com mais de 2Mbps de velocidade] que atenda a população não só das zonas mais protegidas da cidade, mas também das áreas mais carentes”, disse o secretário.
A iniciativa é bem mais arrojada do que o Plano Nacional de Banda Larga que tem como meta somente 512 kbps de velocidade. Tudo bem que o Rio de Janeiro deve conseguir financiamento internacional para a instalação dessa rede, mesmo assim, é melhor mirar mais alto para ver se consegue pelo menos metade da meta.
Outras novidades
O secretário também anunciou que pretende estimula a pesquisa de tecnologia que possam transforma o Rio de Janeiro em uma cidade digital e inteligente. “Exemplos são as cidades inteligentes da Europa, onde você trabalha com sensores que podem controlar multidões e deslocamentos através de celulares e de softwares por satélites. Você controla deslocamento, por exemplo, de torcidas de futebol”.
Vamos esperar!
Fonte: Agencia Brasil
4 comentários:
porque não põe no Brasil inteiro?
E a Paraíba, como fica?
Paraiba não existe, Brasil é só São Paulo e Rio de Janeiro hahshahahaha
Espero que isso realmente se concretize.
Postar um comentário