terça-feira, 27 de julho de 2010

Índia desenvolve computador mais barato do mundo

Foi apresentado na Índia o Sakshat , o computador portátil mais barato do mundo. Inicialmente, o produto custará em torno de 1.500 rúpias (aproximadamente 32 dólares), mas ainda não se sabe que empresa o fabricará e distribuirá.
O dispositivo, funciona com sistema operacional Linux contém navegadores Web, suporte para realizar videoconferências e um leitor de arquivos no formato PDF. O hardware específico deste computador foi criado com flexibilidade suficiente para permitir incorporar novos componentes em função das necessidades de cada usuário.

Na realidade, se trata de uma espécie de tablet , com uma tela Touch Screen de sete polegadas. Não a necessidade de utilizar tomadas para recarregar a bateria, pois funciona através de energia solar, o que é muito util em um pais como Índia que tem boa parte da população vive sem energia elétrica.

O aparato foi desenvolvido pelos principais centros tecnológicos da Índia, o Instituo Indiano de Ciência e Instituto Indiano de Tecnologia tendo previsão de lançamento para 2011, onde as grandes escolas do país deverão ser as primeiras beneficiadas. .

Um pouco mais sobre o Sakshat
  • Sistema operacional Linux
  • Suporte para vídeo-conferência web
  • Visualizador de conteúdo multimídia, por exemplo. Pdf, docx,. Ods, adp. Doc,. Xls,. Jpeg. Gif,. Png,. Bmp,. Odt. Zip, AVCHD, AVI, AC3, etc
  • Leitor de PDF
  • Ferramenta para compactação de arquivo no formato ZIP
  • Possibilidade de upgrade na máquina
  • Planilhas e editores de texto
  • Media player capaz de reproduzir streaming, bem como arquivos de mídia armazenada.
  • Navegação na Internet com o plug-in Flash, JavaScript, pdf plug-in Java.
  • Comunicação sem fio de áudio / vídeo I / O.
  • Tecnologia Cloud computing
  • Capacidade de gestão remota de dispositivos.

Fonte: Muy Interesante

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rio de Janeiro quer disponibilizar internet de 2Mbps para população

Com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro está muito animado com as possibilidades de desenvolvimento tecnológico da cidade. Nesta semana, o novo secretário de Ciência e Tecnologia do município, Franklin Dias Coelho, apresentou várias ideias que devem ser implementadas na Capital. Uma delas está relacionado com a inclusão digital da população carente.

Segundo Dias Coelho, o déficit digital do Rio é de praticamente 90%. Para diminuir esse número, a ideia é instalar uma rede para disponibilizar internet banda larga em toda a Cidade Maravilhosa. “O projeto Rio Digital é a possibilidade de construção de uma estrutura de banda larga de transmissão de voz, dados e imagem com padrão de qualidade europeu [banda larga com mais de 2Mbps de velocidade] que atenda a população não só das zonas mais protegidas da cidade, mas também das áreas mais carentes”, disse o secretário.

A iniciativa é bem mais arrojada do que o Plano Nacional de Banda Larga que tem como meta somente 512 kbps de velocidade. Tudo bem que o Rio de Janeiro deve conseguir financiamento internacional para a instalação dessa rede, mesmo assim, é melhor mirar mais alto para ver se consegue pelo menos metade da meta.

Outras novidades
O secretário também anunciou que pretende estimula a pesquisa de tecnologia que possam transforma o Rio de Janeiro em uma cidade digital e inteligente. “Exemplos são as cidades inteligentes da Europa, onde você trabalha com sensores que podem controlar multidões e deslocamentos através de celulares e de softwares por satélites. Você controla deslocamento, por exemplo, de torcidas de futebol”.
Vamos esperar!

Fonte: Agencia Brasil

Se os navegadores de Internet fossem meios de transporte


Caldwell Tanner, um dos responsáveis pelo site CollegeHumor, desenhou uma série de meios de transporte que representariam os diferentes navegadores de Internet da atualidade.

Mostra ao Internet Explorer como um cavalo inútil, mas bom para casos especiais, o Firefox como uma espécie de monstro estranho por causa das suas infinitas extensões, o Opera como um daqueles carros que algumas pessoas amam mas que a maioria consideram ridículo, o Safari como uma bicicleta, muito eficiente e com qualidades exageradas pelos seus fãs e, por último, o Chrome, muito rápido.. só isso…

Interessante perpetiva que podem apreciar com maior detalhe na galeria inferior.

E vocês, concordam?