quinta-feira, 31 de março de 2011

Google Me chega para enfrentar o Facebook


Depois de oito meses de rumores, a tão esperada rede social do Google estreou nesta quarta-feira (30). Só que a arma secreta, na verdade, não passa de um botão, o +1.

O misterioso Google Me, que foi mencionado pela primeira vez no meio do ano passado, foi renomeado para Emerald Sea e terminou sendo batizado como Google +1. A rede social tinha sido avistada pela primeira vez em dezembro pelo pessoal do TechCrunch, mas a tela capturada não permitia perceber como funcionaria. Agora, tudo começa a fazer mais sentido. O +1 será, por enquanto, um botão que surgirá ao lado dos resultados de busca. A ideia do Google é tornar a pesquisa personalizada, uma vez que cada pessoa poderá ver os links recomendados pelo seu círculo de amigos.



E como é possível ativar o recurso? Primeiro, é necessário ter um perfil no Google Profiles. Espere um pouco. Perfil? Isso mesmo. Assim como as pessoas mantêm perfis em redes sociais, como Orkut e Facebook, elas passarão a ter um perfil no Google. Isso já era possível antes, mas praticamente ninguém conhecia. O botão +1 servirá como estímulo para que os internautas passem a usar o Google Profiles, conectando-se a seus contatos do Gmail, por exemplo, para compartilhar links do Google Reader, atualizações do Google Buzz, fotos em álbuns do Picasa e recomendações do +1.

Em uma segunda etapa, o botão será espalhado por outros sites, exatamente como o Curtir, do Facebook. Depois disso, o que virá? Provavelmente surgirá um meio de integrar os diferentes perfis do Google, amarrando tudo em uma rede social completa. O botão +1 também deve-se espalhar para outros serviços da empresa, como o YouTube. Quanto mais o Google conseguir enredar o usuário, pior para o Facebook. Mas será que a internet precisa de mais um botão?



Escrito por Mauricio Moraes

Fonte: Info

quarta-feira, 30 de março de 2011

Qual a velocidade da internet da Google?



Você conseguiria adivinhar qual é a velocidade de conexão que os funcionários da Google têm à disposição, no escritório central da empresa, na Califórnia? Em um fórum de debate com desenvolvedores do Google Chrome, um usuário decidiu fazer justamente essa pergunta.

O resultado impressiona. A imagem acima mostra um pico de download e upload. Para baixar arquivos, os felizardos funcionários da empresa conseguiram atingir uma velocidade de até 523 MB/s. Já para upload, o número máximo registrado foi de 147 MB/s.

Para se ter uma ideia do quanto essa velocidade é significativa, basta dar uma olhada na velocidade média de navegação nos Estados Unidos: 10 MB/s. Já na Europa, a média é de 12 MB/s. Os 500 MB/s da sede da Google representam um número quase 50 vezes maior do que a média.

Se você tivesse acesso a uma conexão como essa em sua casa, por exemplo, poderia encher um HD de 500 GB em apenas 16 minutos. Será que seria o suficiente para os seus downloads?

Escrito por Wikerson Landim

Fonte: Baixaki

quarta-feira, 23 de março de 2011

Posso deixar um pendrive ligado 24 horas no PC?


Essa é uma dúvida mais comum do que parece. Embora os pendrives já sejam dispositivos comuns, eles ainda geram dúvidas nos usuários. Enfim, o que será que acontece se deixar um destes aparelhos conectados ao computador direto?



O padrão USB de entradas facilitou muito o nosso dia a dia, permitindo criar uma “tomada” universal para vários dispositivos, que passaram a ser reconhecidos automaticamente (Plug & Play) pelo computador ao serem conectados. A partir disso, passaram a existir vários aparelhos que utilizaram esse tipo de conexão.

Não é diferente com os pendrives, pois eles são um dispositivo de armazenamento conectado via USB ao computador. Assim como o mouse ou o teclado não queimam por permanecerem ligados à máquina, seu pendrive também não vai estragar apenas por não ser desconectado.

Entretanto, vale lembrar que ele é um dispositivo eletrônico e, como qualquer outro, o fato de ficar ligado direto fará com que ele tenha sua vida útil reduzida. Há também o risco de ele queimar no caso de acontecer algum problema na rede elétrica (quedas de energia, por exemplo), como poderia acontecer com outro dispositivo do computador.

Outro fator que é bom observar é que se a BIOS do computador estiver configurada para inicializar por USB, ele vai demorar um pouco mais para ligar. Isso acontece porque é feita a verificação se o seu pendrive não é bootável antes de ligar a máquina.

Se você tinha medo de deixar o pendrive ligado no computador, agora já sabe que não é o fato de deixá-lo conectado que vai estragar o dispositivo.

Escrito por Ana Paula Pereira

Fonte: Baixaki

quinta-feira, 17 de março de 2011

Banda larga mais barata com isenção de impostos

O preço da banda larga está cada vez mais próximo do que os brasileiros gostariam. Em uma reunião, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o secretário da Fazenda da Bahia, Carlos Marques, indicaram uma diminuição no preço das assinaturas desse tipo de conexão.

O motivo seria a saída desse serviço da lista do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), fazendo com que a tarifa atinja um preço menor nos estados que aderirem à proposta. Distrito Federal, São Paulo e Pará já fazem parte da lista que aprovou o projeto.

O preço para esses locais pode chegar a 29 reais, principalmente após atingir sucesso com as metas do Programa Nacional de Banda Larga. Já para as localidades que não abrirem mão da taxa, o valor deve ficar em torno de 35 reais. Paulo Bernardo manifestou a opinião do Ministério das Comunicações na Campus Party 2011, em janeiro, mas só agora os primeiros resultados começaram a aparecer.

A participação de Marques nas discussões é importante, já que o ministro é também coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trabalha com finanças e tributação em todo o país. O próximo passo nas negociações deve partir do Confaz ainda nesta semana, em novos encontros com representas das operadoras telefônicas.

Fonte: Baixaki